domingo, 13 de outubro de 2013

Geolocalização: o que era escondido se achou.

A cada dia que se passa a tecnologia evolui, juntamente com os aparelhos que utilizamos em nossa rotina diária. Hoje, quero chamar atenção para um conceito que utilizamos mas que poucas pessoas conhecem: a geolocalização. Sabe quando chegamos a um lugar e realizamos um "check-in" no Facebook ou no Foursquare, ou quando selecionamos no Instagram "adicionar foto ao mapa"? Estamos utilizando a geolocalização. Ela consiste em atrelar informações ao lugar geográfico que estamos, ou seja, uma mistura de tecnologia com localização geográfica. Claro, que como qualquer outro tipo de conceito, ela possui seu lado positivo e negativo. Neste caso, um fato negativo é a questão da falta de privacidade. Em muitos casos, não queremos passar informações sobre nossa localização, porém existem programas que já englobam esta função em seu sistema. Além disso, os aparelhos que utilizamos possuem o IP que o identifica, onde com determinadas informações alguns conseguem ter acesso a tudo o que compõe o aparelho, inclusive a localidade que estamos.
Mas vale ressaltar os
pontos positivos que a geolocalização nos traz, especialmente para o relacionamento entre empresa-consumidor. Nós, consumidores de informação, produtos e serviços, procuramos sempre pela facilidade para ter acesso a estes fatores citados acima. As empresas estão a cada dia mais se adaptando a questão da localização que as pessoas se encontram para oferecer produtos e serviços que estejam próximos as pessoas. Com isso, utilizam-se da dirigibilidade, ou seja, dirigem a informação de acordo com o tipo de público consumidor, neste caso, com a sua localização.
Assim como mostra no vídeo abaixo que traz o comentário de Anderson Thees , CEO do Apontador sobre a geolocalização;



Além do fator de consumo, as pessoas conseguem se utilizar da geolocalização para encontrar pessoas que estão próximas através de aplicativos que permitem reconhecer a localização exata e precisa.
Percebemos que independente da forma e mesmo sem conhecer a fundo, utilizamos muito este conceito em nosso dia-a-dia.
Aproveito para convidar, você, a fazer sua própria reflexão sobre os benefícios e prejuízos que a geolocalização traz a nossas vidas.
Para maiores informações sobre geolocalização, consulte também no TechMundo 
clicando aqui!


Texto feito por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário