terça-feira, 15 de outubro de 2013

Conheça mais da tecnologia que une estética e poética na arte digital!

Bom, que na última década a tecnologia interferiu de forma exorbitante em diversas áreas, desde os serviços domésticos até o mercado de trabalho, isso não resta dúvidas. Agora a grande questão é identificar quais as áreas que não fazíamos ideia do rumo que essa inovação tomaria, e, no entanto vêm nos surpreendendo.
Um exemplo curioso dessa transformação é a arte.
Encontramos alguns exemplos dessa transformação, vejam abaixo:
Itaú Cultural apresenta a sexta edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia, um trabalho que aborda a presença de sistemas de informação e dispositivos de tecnologia na Avenida Paulista, 149 – São Paulo – SP.
Seus principais pontos de convergência são: As percepções estéticas possibilitadas pelas novas tecnologias, ferramentas de interação e a poética no campo das artes.


Na arte contemporânea as tecnologias são exploradas de forma tão natural que o cinema e o vídeo não são mais nenhuma novidade. O ponto agora são as ferramentas de interação que vêm sendo utilizadas, como podemos visualizar no exemplo 01:


No exemplo 02, além de interação podemos ver a necessidade que as pessoas têm de interagir digitalmente umas com as outras através da arte e tecnologia:
Para mais informações sobre as obras, clique aqui!
Outro exemplo de convergência da arte para o digital são os trabalhos do artista e ilustrador Dei Gaztelumendi que é especializado em criar personagens para a indústria do entretenimento, já tendo trabalhado para marcas como Paramount Pictures, Arc Productions e ToonBox Entertainment. Seu talento e riqueza nos detalhes dos desenhos e composições ilustradas digitalmente são impressionantes!
Para conferir mais trabalhos do artista  clique aqui!
E por último e também extremamente impressionante, podemos ver o trabalho da artista canadense que assina na web como minimoo64. A mesma faz retratos de animais e consegue transformá-los em uma composição surpreendente e inovadora, onde a experiência visual é extraordinária, pois a artista usa seus conhecimentos de edição em um plugin do Photoshop e mais algumas ferramentas. O resultado é uma fascinante explosão de cores vivas e diferentes formas representando-as como se fossem uma explosão elétrica:

Fonte: @minimoo64
E com todo esse movimento visual e tecnológico podemos observar que a inovação chega para todas as áreas e cada vez de forma mais inovadora e interessante: fique de olho no Blog Volts, lá sempre haverá algo novo para você. 

Texto feito por:


Nenhum comentário:

Postar um comentário