domingo, 15 de setembro de 2013

Entendendo Gadgets e Widgets

Da mesma forma que traz facilidades e novidades toda semana, o mundo da tecnologia nos desafia a encarar um mundo novo de termos e definições. Um exemplo disso são os aplicativos interativos, que aos poucos, foram adotados pelo público em geral.

Os aplicativos interativos, mais conhecidos como app, são programas específicos que podem ser baixados e instalados em equipamentos eletrônicos, podendo ser pago ou gratuito.


Sabemos que a tecnologia não para de evoluir, as vezes nos confundimos e damos uma ou outra escorregada no entendimento. Um caso recente envolve duas palavras parecidas:  gadget e widget.

Vamos entender a diferença?

GADGETS


É de origem inglesa e significa "dispositivo" ou "invento", uma bugiganga tecnológica.
Geralmente conhecemos como celulares, iPods, iPhones, tocadores de música, etc.  No entanto, nem sempre um Gadget precisa ser um produto físico. Na internet são conhecidos por oferecer serviços agregados para os sites dos usuários, que são leves e  permitem o acesso instantâneo a informações sem a necessidade de se abrir os programas tradicionais.



WIDGETS


São programas que ficam na área de que inclui janelas, botões, menus, ícones e barras de rolagem, também sendo pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho com funcionalidades específicas.
É como consultar determinado aplicativo ou programa sem precisar abri-lo, conhecidos como  widgets de relógio, previsão do tempo, calendário, agenda, etc.

_______


Para a melhor compreensão,  gadgets seriam apenas dispositivos eletrônicos e widgets seriam componentes que pudessem ser agregado a uma página da internet ou a um sistema operacional.



Texto feito por:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário