domingo, 29 de setembro de 2013

Revolução Televisionada; Tecnologia também é protesto!

Nas Manifestações de antigamente, a voz do povo não era tão escutada, o governo fazia o que bem entendia, e diga-se de passagem, o governo Collor, tirou dinheiro de muitas contas, levou muita gente ao prejuízo e muitos não viram o dinheiro até hoje. De certa forma antigamente o povo se calava, as pessoas eram obrigadas a viver a vida na medida do possível. 

Mas essa não é mais a realidade, nos dias de hoje  a voz do Brasil está cada vez mais alta. O povo não se cala mais, quer mudança - e quer rápido -, as manifestações são marcadas de forma eficiente com a ajuda das rede sociais, mostrando hora e local. A violência silenciada que antes era algo comum, hoje não é mais. Podemos facilmente fotografar, filmar e compartilhar de maneira fácil e rápida. O que antes era tolerado com muita facilidade, hoje não é mais, o povo brasileiro já foi ouvido em outros países, com a ajuda das ferramentas sociais que são disponíveis para grande parte da população. 
Como a internet é de "todo mundo", a diversidade de comentários sobre os protestos é infinita, e cada um tem sua maneira particular de divulga-los. Tudo foi mostrado por diferentes pontos de vista, mas que nos levava a perceber que "não era só pelos 0,20 centavos"


Outro ponto muito importante foram as gravações feitas em tempo real pela população, a fim de manter um número maior de pessoas informadas sobre o que realmente estava acontecendo. E graças a essas filmagens algumas pessoas que foram agredidas dentro de manifestações pacíficas, sem um motivo concreto, puderam provar sua inocência e a negligência que sofreram dos policiais. 

Finalmente houve uma união entre os brasileiros. De certa forma o mundo se conectou em uma semana, fazendo tudo acontecer e as noticias girarem. Quem queria alguma informação não esperava a televisão mostrar, tinha a escolha de procurar o que desejava e receber uma informação verdadeira. As diferentes formas de trazer quem não podia estar lá, para dentro do protesto, foram bem eficazes. O povo levou informação para eles mesmos, mostrando a triste verdade que presenciamos nos dias de hoje. Há muito o que fazer, mas uma coisa de cada vez, pouco a pouco estamos mudando um país e registrando tudo que conseguimos graças a tecnologia que temos. 

Fonte: www.dp6.com.br


Texto feito por:


Um espetáculo de ideias: 25º Fest’up

No último fim de semana, 21 e 22 de Setembro, ocorreu a 25ªedição do Fest’up(Festival Universitário de Publicidade), na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) na cidade de São Paulo. O evento é promovido pela APP (Associação dos Profissionais de Publicidade e Propaganda) e conta com estudantes, professores e profissionais da área de Publicidade. Há 25 anos sendo realizado, o Fest’up já se tornou um dos maiores na área de publicidade no Brasil.
Nós, membros da Volts não poderíamos deixar de participar e estivemos presentes para participar das palestras ,conferir as novidades e descobrir as principais tendências do mercado publicitário.
Este ano, veículos como Globo, Globosat, Estadão também contribuíram para o desenvolvimento do evento. Os estudantes foram divididos, em quatro locais diferentes, de acordo com sua preferência. Optamos pela cor amarela, e ficamos em um dos auditórios da faculdade. Neste sentido, queríamos compartilhar com todos alguns fatos e comentar sobre as palestras que assistimos.



Para Matheus Barbosa:

 Tudo foi sensacional. Desde a recepção, até o encerramento. Não pude estar presente em todos os momentos, mas estive em grande parte. Os palestrantes eram conceituados e tinham grandes cases para nos apresentar referente ao mercado publicitário brasileiro. De modo particular, gostei muito da primeira palestra, realizada pelo Marcelo Passos, da DM9, me tornei um grande fã do trabalho deste gênio em atendimento publicitário, e quem sabe futuramente tenha uma oportunidade de trabalhar ao lado dele.



Para Isabela Robles:

O fest’up além de transmitir através de cases de sucesso tudo o que estudamos, só me fez ter absoluta certeza da profissão de eu escolhi para a vida. Os profissionais que apresentaram as palestras demonstraram que com dedicação, criatividade e bastante estudo a publicidade passa a ser não só uma profissão mas sim um estilo de vida.






Para Natalia Tardeli:


De uma forma geral, aprendemos muito sobre nossa futura profissão através de profissionais que passaram pela mesma fase que agora estamos vivendo. Isto só nos motiva a continuar no caminho que estamos, buscando a cada dia mais conhecimento e inovação. Saímos da FAAP com um anseio: “Que venha o 26ºFest’up”!






domingo, 22 de setembro de 2013

E não faltará, tela sobre tela.


Dispositivos de Segunda Tela


A indústria tecnológica não para de trazer inovações e formas de integrar a tecnologia no dia-a-dia das pessoas, com os dispositivos de segunda tela temos mais um exemplo claro disso.

Esses novos dispositivos serão a nova mídia do momento, pois os internautas assíduos terão mais uma desculpa para não se desconectarem de seus aparelhos móveis, tablets ou smartphones. 

Através dessa inovação é possível agregar conteúdo televisivo e interação. Muitos aplicativos estão sendo desenvolvidos para que o telespectador e agora também internauta, transforme-se em um consumidor potencial e leve determinado produto que apresenta-se em um programa, ou que visualize a publicidade de determinada marca através dessa nova tendência midiática.

Com o dispositivo de segunda tela, você fica mais a vontade de integrar o conteúdo que esta vendo na televisão, com as vastas possibilidades da internet. Ao invés de ter que se desligar de seu celular ou tablet quando estiver na frente da tv, o que se espera para um futuro nada distante é que o dispositivo de segunda tela seja uma ferramenta essencial para os telespectadores da televisão ou do cinema.

O ponto negativo sobre os dispositivos de segunda tela é que, o consumo aumentará de forma exorbitante. 

É necessário encarar a tecnologia de uma forma mais cultural e pensar um pouco no conteúdo que será agregado ao uso dos dispositivos de segunda tela, mídias como essa tem um peso relevante, pois as pessoas ficam cada vez mais ligadas em seu próprio mundo, um mundo que é irresistivelmente digital.


Texto feito por:




 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A comunicação na era das mídias digitais

No dia 18/19 ocorreu na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) a palestra “A Comunicação na era da mídia digital” com Leo Gmeiner da Intuite Appz.
O palestrante falou sobre os benefícios e facilidades que os novos aplicativos trouxeram para  as pessoas de forma inovadora afim de exemplificar o quanto os mesmos podem ajudar,  Leo falou de um novo projeto de aplicativo para celular criado por ele para a escola de seu filho, que visa diminuir as filas das escolas na hora da saída.

Como o aplicativo faz isso?

Basicamente, ele envia uma mensagem para a escola avisando que o pai esta chegando para retirar o seu filho uma ideia simples mas que facilita muito a vida dos funcionários da escola. Saiba mais aqui. 

Além disso o palestrante Leo Gmeiner falou também sobre aplicativos de realidade aumentada. Que em suma é “proporcionar ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, trazendo para o seu ambiente real objetos virtuais, aumentando a visão que ele tem do produto no mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real podendo ser exibida em monitores ou smartfones.”







domingo, 15 de setembro de 2013

Entendendo Gadgets e Widgets

Da mesma forma que traz facilidades e novidades toda semana, o mundo da tecnologia nos desafia a encarar um mundo novo de termos e definições. Um exemplo disso são os aplicativos interativos, que aos poucos, foram adotados pelo público em geral.

Os aplicativos interativos, mais conhecidos como app, são programas específicos que podem ser baixados e instalados em equipamentos eletrônicos, podendo ser pago ou gratuito.


Sabemos que a tecnologia não para de evoluir, as vezes nos confundimos e damos uma ou outra escorregada no entendimento. Um caso recente envolve duas palavras parecidas:  gadget e widget.

Vamos entender a diferença?

GADGETS


É de origem inglesa e significa "dispositivo" ou "invento", uma bugiganga tecnológica.
Geralmente conhecemos como celulares, iPods, iPhones, tocadores de música, etc.  No entanto, nem sempre um Gadget precisa ser um produto físico. Na internet são conhecidos por oferecer serviços agregados para os sites dos usuários, que são leves e  permitem o acesso instantâneo a informações sem a necessidade de se abrir os programas tradicionais.



WIDGETS


São programas que ficam na área de que inclui janelas, botões, menus, ícones e barras de rolagem, também sendo pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho com funcionalidades específicas.
É como consultar determinado aplicativo ou programa sem precisar abri-lo, conhecidos como  widgets de relógio, previsão do tempo, calendário, agenda, etc.

_______


Para a melhor compreensão,  gadgets seriam apenas dispositivos eletrônicos e widgets seriam componentes que pudessem ser agregado a uma página da internet ou a um sistema operacional.



Texto feito por:




 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Um pouquinho mais sobre os futuros publicitários!


Camila Eloá, 22 anos. Técnica em Publicidade e Propaganda e Assessora de Imprensa na Câmara dos Vereadores de São Caetano do Sul. Comunicativa e alegre, apaixonada por sua família e por seu amor. Muito dedicada a seu trabalho e a seus estudos, gosta muito do que faz e tem muita fé. Acredita que a comunicação faz milagres aos que a entendem e sabem utiliza-lá!









Débora Dionisio, 19 anos. Fez técnico em vestuário, 1 semestre em administração, mas o coração disse mais alto que a publicidade seria o caminho certo a seguir... e o coração acertou mesmo!









Isabela Robles, 19 anos. Fez técnico em administração e foi aí que descobriu o marketing, área na qual trabalha a quase 1 ano e meio, mas não parou só nos 4p's. Estuda o 2 semestre de publicidade e tem como hobbie a fotografia.









Laís Yokoyama, mestiça, 19 anos. Cursou o ensino médio junto com o técnico em telecomunicações no SENAI por dois anos. Iria seguir a área de exatas, porém preferiu optar por algo que gostasse, que lhe chamasse atenção. Escolheu a Publicidade e Propaganda. Tem como paixão a fotografia, crianças e animais. A força que ela tem vem de sua fé, onde ela deposita todas as suas energias positivas para seguir seu caminho pessoal e profissional.





Matheus Barbosa17 anos. Estudante de Publicidade e Propaganda, corintiano, católico, extrovertido e comunicador. Gosto de desafios que quebrem a rotina do dia-a-dia. Estou sempre aberto para conquistar novos conhecimentos e novas amizades. Sem timidez vou levando a vida...









Natalia Tardeli, 17 anos. Literalmente apaixonada por mudanças e sabe a importância de cada uma atuando em sua vida. Equilibra o batom vermelho e os brincos de pena em uma total sintonia com seu estado de espirito. Acredita que superior a ela sejam só energias positivas e negativas, por isso filtra bem seus pensamentos para sempre atrair coisas boas. Estudou Publicidade e Propaganda desde o primeiro ano do ensino médio, logo partiu para a faculdade cheia de ideias e motivações.





Ricardo Zapelli, 21 anos. Atualmente trabalho como Designer Gráfico, mas já trabalhei com organização de eventos. Atleta aposentado e fã declarado de futebol americano.
A certeza de a publicidade era a carreira certa a seguir para mim veio cedo, eu via meu irmão mais velho fazendo seus trabalhos de faculdade e trabalhando em projetos na agência onde estagiava, e sempre me intrometia dando ideias! Tenho como inspiração e ídolos na área os mitos Washington de Oliveto e Ivan Marques.

domingo, 8 de setembro de 2013

TV Digital Interativa x TV Conectada

Você sabe a capacidade de interatividade que uma TV em hoje em dia? 
Não? Então, entenda um pouquinho mais do que estamos falando.

TV Digital Interativa
O sinal digital estabelece um canal de comunicação entre telespectador e emissora, permitindo que informações complementares sobre determinado programa fiquem disponíveis para o usuário. É possível votar em enquetes, conferir escalação de times durante um jogo ou até mesmo conferir a grade de programação de algum canal.
As informações aparecem na tela em formato de gráficos, tabelas e box adicionais. Enquanto os conversores digitais se preparam para receber as aplicações mais avançadas de interatividade, segue um demonstrativo com características da TV digital no infográfico abaixo.


 
 
TV Conectada 
A TV Conectada é caracterizada pelas centenas de aplicativos e jogos e têm browser, podendo ter acesso à internet e alugar filmes, encontramos mais de 660 aplicativos, entre eles acesso em bancos e aeroportos e também com conteúdos em 3D.
Para você que ainda não tem a TV Conectada, não fica triste não.
A opção mais em conta para aqueles que querem ficar próximos a essa tecnologia, é adquirir um dos aparelhos independentes que se conectam a web e que deixam qualquer televisão com uma entrada HDMI um pouquinho mais inteligente, existem modelos como Apple TV, Box TV Multilaser, MDTV Live Plus, entre outros.





 


Texto feito por:


 

 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A amplificação das redes sociais com a interação da internet

Fonte: WeHeartIt

Engana-se quem acredita que o Facebook, o twitter, tumblr e toda a infinidade de sites de relacionamentos são redes sociais. 

A explicação correta seria que somos parte de várias redes sociais desde o momento em que nascemos: Família, escola, igreja, trabalho. Elas são as responsáveis pela formação do caráter e da identidade dos indivíduos na sociedade.

Sendo assim, são representações dos relacionamentos afetivos ou profissionais, responsáveis pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum.

Mas então o que é o Facebook, o Twitter, o Tumblr e tudo o que nos leva ficar mais de horas na frente do computador?

Isso é simples, com a amplificação da internet, conhecer pessoas com gostos como o seu, compartilhar ideias e criar laços afetivos ficou muito mais fácil, basta usarmos as ferramentas necessárias. E é aí que entra o Facebook, o Twitter e tantas outras ferramentas.



E são essas ferramentas que tornam as redes sociais mobilizadas, fazendo com que o indivíduo se sinta cada dia mais incluído e engajado na sociedade. Fazendo também com que de certa forma a internet se torne humanizada, e as redes sociais passam a contribuir para que o conteúdo gerado e compartilhado na internet através de ferramentas como blogs, facebook e afins seja cada dia de mais alta qualidade.



Texto feito por:




Quem somos?

A energia informativa!



Uma grande pulsação elétrica de sete estudantes de Publicidade e Propaganda surge em 2013, muito comunicativos, cheios de energia e com ideias criativas.
O intuito desse blog é transmitir informações e esclarecer duvidas dos leitores sobre tecnologia e comunicação, de maneira simples e informal. Somos uma equipe antenada e envolvida nas novidades do mercado e ligada em alta voltagem
Prazer, Volts!

Image and video hosting by TinyPic